Visitação do túmulo do papa Francisco é aberta ao público neste domingo

Visitação do túmulo do papa Francisco é aberta ao público neste domingo

A visitação do túmulo do Papa Francisco será aberta ao público a partir deste domingo (27).

O pontífice foi sepultado no sábado (26) em uma cerimônia privada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

O caixão com o corpo de Francisco passou por um percurso com 150 mil pessoas em Roma antes de chegar na basílica, segundo o Vatican News.

Neste domingo, a partir das 7h, no horário local, (2h no horário de Brasília), as portas serão abertas para a visitação dos fiéis no túmulo.

Durante o período da tarde, às 16h, no horário de Roma, (11h no horário de Brasília) o Colégio dos Cardeais se reunirá para rezar uma missa no local.

No testamento do Papa Francisco, assinado em 29 de julho de 2022, o pontífice buscou reforçar sua vontade quanto a seu sepultamento.

Ele expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.

Por fim, Francisco deixou a mensagem de que ofereceu “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.

“Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, diz o documento.

Situada no topo de uma das sete colinas sobre as quais a Roma Antiga foi construída, Santa Maria Maggiore é uma das quatro basílicas papais. Seu campanário é o mais alto da capital italiana, com 75 metros de altura, e sua posição na colina o torna o ponto mais alto da cidade.

Reza a lenda que a Virgem Maria procurou o Papa Libério e um aristocrata italiano pedindo que a igreja fosse construída em sua homenagem em um local que seria milagrosamente revelado.

Rolar para cima