Trump diz que EUA não protegerão países da Otan se não pagarem parte justa

Trump diz que EUA não protegerão países da Otan se não pagarem parte justa

O presidente Donald Trump declarou nesta quinta-feira (6) que os Estados Unidos não defenderão os países da OTAN, a aliança militar ocidental, caso estes não contribuam financeiramente para sua própria defesa.

Trump argumentou que os membros da OTAN ainda não estão investindo o suficiente em seus exércitos, relatando ter informado a outros países que não os protegerá se estiverem “em falta“ com suas obrigações financeiras.

Questionado sobre se os EUA defenderiam aliados que não pagam sua “parte justa“, o republicano respondeu negativamente: “Se eles não pagarem, eu não vou defendê-los. Não, eu não vou defendê-los“.

Trump abordou a questão de que essa postura poderia ser uma violação ao acordo da OTAN, destacando o que considera ser o “maior problema“ com o bloco.

“Eles são meus amigos, mas se os Estados Unidos estivessem em apuros e os chamássemos… Se disséssemos: ‘Temos um problema, França. Temos um problema, alguns outros que não vou mencionar.’ Vocês acham que eles viriam nos proteger? Hmm. Eles deveriam. Eu não tenho tanta certeza“, acrescentou.

Apesar disso, ao ser questionado por um repórter sobre o motivo de permanecer na aliança, Trump afirmou: “Eu vejo a OTAN como potencialmente boa, mas é preciso ter um bom senso na OTAN. É muito injusto o que está acontecendo“.

Rolar para cima