Rússia diz que precisa ouvir EUA antes de comentar cessar-fogo na Ucrânia

Rússia diz que precisa ouvir EUA antes de comentar cessar-fogo na Ucrânia

A Rússia declarou nesta quarta-feira (12) que precisa ser informada pelos Estados Unidos sobre o resultado das negociações com a Ucrânia na Arábia Saudita, antes de comentar se um cessar-fogo proposto seria aceitável.

A Ucrânia anunciou na terça-feira (11) que estava pronta para apoiar uma proposta dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia.

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, informou que Moscou esperava ser informada nos próximos dias sobre as conversas com a Ucrânia em Jeddah.

Peskov também disse que não descarta a possibilidade de uma ligação telefônica entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump, que, segundo ele, poderia ser organizada muito rapidamente, se necessário.

Questionado se a proposta de cessar-fogo de 30 dias era vantajosa para a Rússia ou não, e se Moscou vincularia um possível cessar-fogo a outras demandas, como o levantamento das sanções ocidentais, o porta-voz respondeu que é preciso receber informações detalhadas sobre a essência da conversa ocorrida em Jeddah para se posicionar.

Ele explicou que contatos estão planejados para os próximos dias, “durante os quais esperamos receber informações completas“.

Rolar para cima