Prazo para justificar ausência no Encceja 2024 começa nesta segunda

Prazo para justificar ausência no Encceja 2024 começa nesta segunda

As pessoas interessadas em participar gratuitamente da edição de 2025 do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), mas que faltaram às provas do exame no ano passado deverão justificar a ausência a partir de segunda-feira (17) até o dia 28 de março.

O prazo está previsto no novo edital do Encceja, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na semana passada.

O Encceja é gratuito para quem não faltou a alguma edição anterior, ou para quem faltou, mas conseguiu justificar a ausência.

O resultado da solicitação será divulgado em 7 de abril. O participante que não justificar sua ausência no Encceja 2024 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir a pasta em R$ 40. O boleto – gerado no sistema de inscrição – poderá ser pago até 7 de maio.

O exame serve para atestar as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade certa.

Para participar do Encceja, é preciso ter idade mínima de 15 anos completos na data de realização do exame para fazer as provas do ensino fundamental; e 18 anos completos, para fazer as provas do ensino médio.

O Inep explica que quem tem mais de 18 anos pode tentar diretamente a certificação do ensino médio. Isto porque não é necessário ter o certificado do ensino fundamental para fazer a prova do ensino médio.

Veja também: Enem 2025 volta a certificar conclusão do Ensino Médio

Rolar para cima