O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, anunciou a suspensão temporária de uma sobretaxa de 25% sobre as exportações de eletricidade para três estados dos EUA, após diálogo com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick.
“Como uma medida de reciprocidade, concordei em suspender temporariamente a sobretaxa, mantendo essa ferramenta disponível para uso futuro, caso necessário após nossas conversas”, disse Ford a repórteres em Toronto nesta terça-feira (11).
Em uma declaração conjunta divulgada na plataforma X com Lutnick, Ford mencionou uma conversa produtiva sobre a relação econômica entre os Estados Unidos e o Canadá. Ele também informou que se reunirá novamente com o representante de Comércio dos EUA, com o objetivo de discutir a renovação do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) antes do prazo de 2 de abril para a aplicação recíproca de tarifas.
Ford havia ameaçado interromper as exportações de eletricidade de Ontário para os EUA caso a administração Trump implementasse tarifas adicionais sobre produtos canadenses. Questionado sobre se a retirada da sobretaxa representava uma vitória para Trump, Ford respondeu.
“Não considero isso uma vitória, pois mantemos a capacidade de reativar essa medida a qualquer momento”, afirmou Ford.
Ford também mencionou ter conversado com o Ministro das Finanças do Canadá, Dominic LeBlanc, que o atualizou sobre a resposta planejada pelo governo caso Trump implemente novas tarifas sobre as exportações canadenses de metais.