“Não vou negociar, façam o que quiserem“, diz presidente do Irã a Trump

"Não vou negociar, façam o que quiserem", diz presidente do Irã a Trump

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou que não negociará com os EUA sob ameaças, e desafiou o presidente Donald Trump a “fazer o que diabos você quiser“, conforme reportado pela mídia estatal iraniana nesta terça-feira (11).

“É inaceitável para nós que eles [os EUA] deem ordens e façam ameaças. Eu nem vou negociar com vocês. Façam o que diabos vocês quiserem“, afirmou Pezeshkian.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, reiterou no sábado (8) que Teerã não se deixará intimidar a negociar, um dia após Trump mencionar o envio de uma carta ao Irã, solicitando negociações sobre um novo acordo nuclear.

Simultaneamente à sua abertura para um acordo com Teerã, Trump reativou a campanha de “pressão máxima“ que implementou durante seu primeiro mandato, visando isolar o Irã da economia global e zerar suas exportações de petróleo.

Em entrevista à Fox Business, Trump afirmou na semana passada: “Há duas maneiras de lidar com o Irã: militarmente, ou você faz um acordo“ para impedir que Teerã obtenha armas nucleares.

O Irã tem consistentemente negado a intenção de desenvolver armas nucleares. Contudo, a AIEA alertou que o país está acelerando “dramaticamente“ o enriquecimento de urânio para até 60% de pureza, um nível próximo aos 90% necessários para uso em armamentos.

O programa nuclear iraniano tem se intensificado desde 2019, um ano após a retirada do então presidente Trump do pacto nuclear de 2015 entre Teerã e seis potências mundiais, e a subsequente reimposição de sanções que prejudicaram a economia do país.

Rolar para cima