Fabio Capello, um nome histórico no mundo do futebol italiano, compartilhou sua visão sobre a Seleção Brasileira, expressando que não a considera uma equipe a ser temida atualmente. Ao ser questionado sobre a possibilidade de Carlo Ancelotti assumir o comando da equipe, Capello surpreendeu com sua análise.
“Ser técnico de uma seleção é uma tarefa diferente de trabalhar em um clube. Requer ter a sorte de contar com um grupo de jogadores de qualidade. O Brasil, no momento, não parece dispor de muitos desses jogadores, não inspirando o medo de antes. Diria que Vinicius Jr é o único que realmente faz a diferença, mas ainda assim, acredito que seria um desafio considerável para Carlo”, comentou Capello em entrevista à Flashscore.
O italiano, que teve a oportunidade de treinar Ancelotti durante sua carreira de jogador no Milan, destacou que já observava o quão diferenciado era Ancelotti em sua leitura de jogo.
“Mesmo no final de sua carreira, com problemas nos joelhos, quando entrava em campo, era notável sua capacidade de entender o que precisava ser feito. Ele orientava, alertando sobre posições ruins e a necessidade de atenção, coisas que muitas vezes passam despercebidas. Carlo demonstrava um dinamismo impressionante nas partidas, regendo o jogo como um maestro, tanto com a bola quanto com suas palavras. Ele merece todo o sucesso que alcançou”, enfatizou.
Ao longo de sua trajetória vitoriosa, Fabio Capello trabalhou com grandes nomes da Seleção Brasileira, como Cafu, Roberto Carlos e Émerson, aos quais teceu elogios.
“Cafu e Roberto eram defensores com uma capacidade de corrida excepcional. Embora discretos na marcação individual, tornavam-se perigosos ao cruzar o meio-campo, graças à sua qualidade e passes. Encontrar jogadores com essa força e seriedade é algo muito valioso, que contribui para o sucesso”, ressaltou.
“Émerson era o equilibrador, um jogador no meio-campo com grande capacidade de recuperação de bola e organização do time. Sua presença permitia que tudo o que planejávamos nos treinos se concretizasse durante a partida”, acrescentou.
Multicampeão na Itália e na Europa
Fabio Capello iniciou sua carreira como treinador em 1982, liderando a equipe Sub-19 do Milan. Em 1991, assumiu o comando da equipe principal, onde permaneceu até 1996, antes de se transferir para o Real Madrid.
Além de passagens por clubes como Roma, Juventus e Jiangsu Suning, na China, Capello também treinou as seleções da Inglaterra e da Rússia. Conquistou a Champions League com o Milan em 1993/1994, além de cinco títulos da Série A, sendo quatro com o Milan e um com a Roma. Adicionalmente, teve dois títulos da Série A com a Juventus, que foram posteriormente revogados devido ao escândalo do Calciopoli.
Soma-se a esses títulos, quatro Supertaças da Itália, três com o Milan e uma com a Roma, e dois títulos da La Liga com o Real Madrid. Em 2018, anunciou sua aposentadoria após sua passagem pelo Jiangsu Suning da China.