A Índia deverá produzir um recorde de 115,4 milhões de toneladas métricas de trigo em 2025, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira (10), já que os preços garantidos mais altos estabelecidos pelo Estado levaram os agricultores a expandir a área plantada com variedades de sementes de alto rendimento.
A Índia, o maior produtor de trigo do mundo depois da China, produziu 113,3 milhões de toneladas de trigo em 2024, de acordo com o ministério. Mas um importante órgão do setor disse que a safra foi quase 6,25% menor do que a estimativa do governo.
Os preços do trigo indiano atingiram uma máxima no início deste ano devido à diminuição da oferta e à forte demanda dos moinhos que lutam para garantir grãos suficientes para operar em sua capacidade total.
Embora a Índia tenha resistido até o momento aos pedidos de importação de trigo, qualquer queda na produção deste ano poderá forçar as autoridades a reduzir ou remover o imposto de importação de 40% para facilitar os embarques para o exterior por comerciantes privados e lidar com a possível escassez.
Nova Délhi foi forçada a proibir as exportações de trigo em 2022, depois que um aumento acentuado nas temperaturas em fevereiro e março daquele ano fez a safra cair.