Hamas acolhe com satisfação plano de reconstrução de Gaza do Egito

Hamas acolhe com satisfação plano de reconstrução de Gaza do Egito

O Hamas manifestou, nesta terça-feira (4), apoio ao plano de reconstrução de Gaza proposto pelo Egito e solicitou o fornecimento de recursos para garantir seu sucesso. A declaração ocorreu após uma cúpula de emergência no Cairo, onde os estados árabes aprovaram a proposta egípcia.

O plano adotado surge como uma alternativa à proposta de Trump de um êxodo de palestinos e uma reconstrução de Gaza pelos EUA, medida que teme-se que desestabilize a região.

O Plano de Reconstrução do Egito para Gaza é um documento de 112 páginas que detalha como as terras seriam reconstruídas, incluindo mapas e imagens geradas por inteligência artificial de projetos habitacionais, jardins e centros comunitários. O plano contempla a construção de um porto comercial, um centro de tecnologia, hotéis de praia e um aeroporto.

O presidente palestino Mahmoud Abbas, líder da Autoridade Palestina (AP), também expressou apoio à proposta egípcia e apelou a Trump para que apoiasse um plano que não envolvesse o deslocamento de moradores palestinos.

Abbas, no poder desde 2005, declarou estar pronto para realizar eleições presidenciais e parlamentares, caso as circunstâncias permitam, reiterando que sua AP é a única força governamental e militar legítima nos Territórios Palestinos.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel criticou a declaração da cúpula árabe, argumentando que ela “falhou em abordar“ as realidades da situação após o ataque do Hamas em 7 de outubro.

“O ataque terrorista brutal do Hamas, que resultou em milhares de mortes israelenses e centenas de sequestros, não é mencionado, nem há qualquer condenação desta entidade terrorista assassina“, afirmou o Ministério das Relações Exteriores.

Ademais, o ministério reiterou o apoio à ideia do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, lamentando que os Estados árabes a tenham rejeitado sem sequer lhe dar uma oportunidade.

Rolar para cima