EUA retomam assistência militar a Kiev, diz oficial ucraniano

EUA retomam assistência militar a Kiev, diz oficial ucraniano

Um oficial do governo ucraniano declarou, nesta terça-feira (11), que os Estados Unidos retomaram o auxílio militar à Ucrânia após discussões na Arábia Saudita.

“Tenho a confirmação de que a assistência militar dos EUA foi retomada. Os acordos estão sendo implementados“, afirmou Palvo Palisa, vice-chefe do gabinete presidencial, em uma publicação no Facebook.

A retomada ocorre após a Ucrânia ter aceitado uma proposta de cessar-fogo apresentada pela delegação americana na Arábia Saudita, liderada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

O acordo foi firmado durante as negociações entre EUA e Ucrânia em Riad, capital da Arábia Saudita.

Segundo um comunicado oficial divulgado após o encontro entre as delegações americana e ucraniana, “os Estados Unidos se comprometeram a discutir essas propostas específicas com representantes da Rússia. A delegação ucraniana reafirmou que os parceiros europeus estarão envolvidos no processo de paz.“

Acordo de minerais

O acordo de minerais com a Ucrânia, almejado pelos Estados Unidos, também avançou durante a reunião.

“Os presidentes de ambos os países concordaram em concluir o mais rápido possível um acordo abrangente para desenvolver os recursos minerais críticos da Ucrânia, visando expandir a economia do país e garantir sua prosperidade e segurança a longo prazo“, informa a nota.

Rolar para cima