As importações de contêineres dos Estados Unidos aumentaram 11% em março em relação ao ano anterior, dando continuidade aos ganhos mensais excepcionais deste ano, mas a escalada das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, está diminuindo as perspectivas para o final deste ano, disseram executivos do comércio.
As importações dos portos marítimos dos EUA totalizaram 2.380.674 unidades equivalentes a 20 pés (TEUs) em março, o terceiro maior nível registrado no mês, informou o provedor de tecnologia da cadeia de suprimentos Descartes nesta quinta-feira (10).
A China foi responsável por quase um terço do volume total de importações em março. Esse volume aumentou 9,4% em relação ao ano anterior, uma vez que o carregamento antecipado por importadores que evitam tarifas continuou a alimentar os ganhos mensais quase recordes de importação deste ano.
Ainda assim, o comércio com a China — o principal parceiro comercial marítimo dos EUA — está diminuindo. O volume caiu 12,6% de fevereiro a março, depois que o governo Trump impôs tarifas de 10% sobre produtos fabricados na China em fevereiro e uma tarifa adicional de 10% em março.
“As cadeias de suprimentos globais estão enfrentando desafios significativos, em particular devido à volatilidade associada ao aumento das tarifas dos EUA e às medidas de retaliação dos principais parceiros comerciais”, disse Jackson Wood, diretor de estratégia industrial da Descartes.
Trump alimentou essa preocupação na quarta-feira, aumentando as tarifas sobre a maior nação exportadora do mundo de 104% para 125%, em resposta à reação da China às tarifas.