A organização dos estudos é um dos pilares para quem deseja ser aprovado no vestibular. Com planejamento, é possível dividir tarefas grandes em partes menores e dedicar o tempo necessário para cada matéria, desde as mais fáceis até as mais difíceis.
“Quando o aluno sabe exatamente o que precisa fazer e quando, a produtividade aumenta significativamente. Começar a estudar sem saber aonde quer chegar não é a melhor escolha. Primeiro, é preciso definir os objetivos“, comenta o professor Paulo Jubilut, fundador do Aprova Total.
O professor separou algumas dicas para ajudar na organização dos estudos. Confira:
Jubilut recomenda trocar objetivos vagos por algo específico. Por exemplo, em vez de “estudar mais” o estudante pode se comprometer a “resolver 10 questões de química por dia”.
Também é importante que a meta seja realista para a sua rotina – não adianta deixar de dormir todos os dias para estudar, porque isso não é sustentável no longo prazo.
Método Smart
O professor ainda recomenda um método usado por empresas, o SMART que significa:
- S de specific (específica): o que você deseja alcançar?;
- M de measurable (mensurável): a meta precisa ser mensurável para saber se foi alcançada, como “resolver 10 questões de História por semana”;
- A de attainable (alcançável): o objetivo precisa ser realista, considerando sua rotina e nível de conhecimento;
- R de relevant (relevante): a meta deve estar conectada ao objetivo principal. Por exemplo, se você deseja passar na USP (Universidade de São Paulo), precisa treinar o vestibular da Fuvest;
- T de time based (temporal): é necessário ter um prazo, como “terminar o primeiro módulo até o final de março”.
Veja também: Estudante emociona mãe ao contar aprovação em medicina na UERJ