A MetSul Meteorologia prevê que esta semana será uma das mais quentes já registradas em março, impulsionada por uma onda de calor que se intensifica no Sul do Brasil.
Uma “bolha de calor“ deve se estabelecer na América do Sul, com os maiores desvios de temperatura em relação à média histórica concentrados entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. No estado gaúcho, as temperaturas máximas devem atingir ou ultrapassar os 40ºC.
A MetSul destaca que um período de calor tão intenso e prolongado é “absolutamente incomum“ para março, sendo mais característico dos meses de janeiro e fevereiro. A previsão indica “ao menos oito dias seguidos, em pleno março, com temperaturas excessivamente altas“.
Santa Catarina e Paraná também devem enfrentar uma semana de calor intenso, com picos extremos em algumas áreas, assim como estados do Sudeste. Em São Paulo, as temperaturas máximas devem superar a média histórica de março (28,0ºC) todos os dias da semana, com previsão de 29ºC a 32ºC.
No Rio de Janeiro, o cenário será semelhante, com máximas previstas entre 35ºC e 37ºC, podendo ser ainda mais elevadas em alguns dias, sem previsão de alívio nas altas temperaturas.