China promete apoiar empresas e trabalhadores afetados por tarifas

China promete apoiar empresas e trabalhadores afetados por tarifas

As autoridades da China se comprometeram a apoiar as empresas e os trabalhadores mais afetados pelo impacto das tarifas de três dígitos dos Estados Unidos e pediram que o país se prepare para os piores cenários, informou a mídia estatal nesta sexta-feira (25).

O Politburo reiterou os planos de acelerar a emissão de dívidas, afrouxar a política monetária e prometeu apoiar os empregadores para proteger os empregos enquanto a China se envolve em uma guerra comercial com os Estados Unidos.

Não houve anúncio de gastos adicionais com déficit além do que foi aprovado em março.

“Parece que Pequim não está com pressa de lançar um grande estímulo nesta fase. É preciso tempo para monitorar e avaliar o momento e o tamanho do choque comercial”, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management.

A matéria da mídia estatal Xinhua sobre a reunião desta sexta-feira do Politburo disse que o conjunto de ferramentas deve ser continuamente aperfeiçoado para estabilizar o emprego e a economia, com novas medidas introduzidas em tempo hábil, conforme a evolução das circunstâncias.

A reunião também pediu um planejamento abrangente para os “piores cenários” e medidas concretas para reforçar a economia, disse a Xinhua.

O país aumentará a proporção dos fundos de seguro-desemprego que podem ser devolvidos às empresas muito afetadas pelas tarifas, em uma tentativa de estabilizar os empregos, de acordo com a matéria.

Rolar para cima