Dados de um levantamento feito pelo Estímulo revelam que os empreendedores estão mais preocupados com a economia neste ano. O cenário econômico de 2025 é uma preocupação para 66,4% das pessoas que empreendem no Brasil.
A instabilidade política também é uma preocupação para 14,9% dos empreendedores, enquanto 9% apontam a acirrada concorrência nos mercados em que atuam como um fator de preocupação.
Este cenário representa um aumento em relação ao ano passado, quando quase 60% dos empreendedores relataram preocupação com a economia.
“Mesmo com as dificuldades, vemos que mais de 68% dos empreendedores concordam plenamente que ter o próprio negócio é a melhor opção de futuro. Ou seja, apesar das preocupações, vemos que o otimismo é realmente o que move o empreendedor brasileiro”, disse Vinicius Poit, CEO do Estímulo.
Em meio a este contexto, a maioria dos empreendedores pretende expandir seus negócios com novas frentes de atuação.
Além disso, 19,4% têm planos de estruturar melhor os departamentos de suas empresas e 15,8% vão investir para melhorar a performance de seus times comerciais de vendas.
No ano passado, os desafios enfrentados por esses trabalhadores giravam em torno do aumento dos custos operacionais, situação relatada por 75,1% deles.
Burocracias em geral (40,9%), forte concorrência (37,2%), redução de clientes (36,9%) e adaptações necessárias para um mundo mais digital também foram barreiras enfrentadas pelos empreendedores em 2024.
Com isso, cerca de 3 em cada 10 profissionais afirmaram que as vendas caíram. Uma parcela de mais de 35% observou um aumento e 21% não sentiram grandes diferenças nas vendas.