O Cazaquistão ajustará rapidamente sua produção de petróleo para retornar à cota da Opep+ após exceder o limite em fevereiro, disse nesta quarta-feira (12) o Ministério da Energia do país.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) disse anteriormente que o Cazaquistão deu a maior contribuição para um salto considerável na produção de petróleo bruto de fevereiro pela Opep+. O país da Ásia Central produziu 1,767 milhão de barris por dia em fevereiro, acima dos 1,570 milhão de bpd em janeiro. Sua cota Opep+ é de 1,468 milhão de bpd.
“A República do Cazaquistão tomou as medidas necessárias para compensar o aumento temporário na produção. No futuro próximo, os volumes serão ajustados de forma a cumprir totalmente com os limites estabelecidos”, disse o ministério.
Em uma declaração, a pasta também reiterou o total comprometimento do Cazaquistão com seu acordo com a Opep+ — fórum de discussões ligado à Opep.
“Ao mesmo tempo, o atual excesso de cotas em fevereiro é devido a processos tecnológicos dentro do Future Growth Project no campo Tengiz. Este projeto é de longo prazo e visa garantir suprimentos estáveis de recursos energéticos, bem como cumprir nossos compromissos de médio prazo”, disse.
Gigante do petróleo dos EUA, a Chevron vem expandindo a produção em Tengiz, o maior campo do país.