Após semanas de embates e indefinições, a Câmara dos Deputados retoma nesta terça-feira (18) a discussão sobre o comando das comissões temáticas.
O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), marcou uma reunião com líderes partidários às 14h para tentar finalizar o acordo sobre as presidências dos colegiados.
Na última quinta-feira (13), os líderes se reuniram para fechar os últimos detalhes sobre as indicações, mas saíram da reunião sem acordo fechado. No total, a Casa tem 30 comissões.
Entre os principais pontos de divergência estão a relatoria do Orçamento de 2026 e a presidência das comissões de Constituição e Justiça e de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Se o acordo for finalizado nesta terça, a expectativa é de que os colegiados sejam instalados ao longo da quarta-feira (19).
A indicação de presidentes para comissões ocorre por meio da regra da proporcionalidade. Na prática, os maiores partidos têm prioridade na indicação de nomes, mas a definição é feita por meio de acordos entre os líderes. A escolha dos presidentes é confirmada por meio de uma eleição simbólica nas comissões.