O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (11) que, se disputar a eleição presidencial de 2026, sairá vitorioso, justificando sua convicção com as “mudanças que estão vindo“ do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Se eu disputar, eu levo, tenho certeza disso, até porque mudanças estão vindo do TSE, que vão, praticamente, dissipar a possibilidade de qualquer dúvida no futuro“, declarou Bolsonaro durante a abertura do 14º Salão das Motopeças, em São Paulo.
Jair Bolsonaro está atualmente inelegível por um período de oito anos, desde 2023, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A decisão da Corte Eleitoral considerou que o ex-presidente cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação ao realizar uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, na qual atacou o sistema eleitoral sem apresentar provas.
Posteriormente, Bolsonaro foi novamente considerado inelegível pelo TSE, desta vez por abuso de poder político e econômico durante o feriado de 7 de setembro de 2022, em meio à campanha eleitoral.
Durante o evento, Bolsonaro expressou esperança de reverter sua situação de inelegibilidade.
“É o tempo. Eu tenho esperança. Não tenho obsessão pelo poder, tenho paixão pelo Brasil. Daqui duas semanas, faço 70 anos de idade e quero continuar fazendo isso aí“, disse o ex-presidente, que se mantém reticente em indicar um possível substituto para a disputa presidencial de 2026, caso sua inelegibilidade seja mantida.