Bolsas dos EUA pioram após novas tarifas de Trump sobre o Canadá

Bolsas dos EUA pioram após novas tarifas de Trump sobre o Canadá

Os principais índices de Wall Street operam sem direção única nesta terça-feira (11), depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas sobre o Canadá, aumentando a inquietação dos investidores de que suas políticas comerciais podem desencadear uma desaceleração econômica.

Por volta das 15h50, o Dow Jones perdia 0,6%, enquanto S&P 500 estava próximo da estabilidade e a Nasdaq subia quase 0,8%.

Trump dobrou a tarifa planejada sobre todos os produtos de aço e alumínio provenientes do Canadá que entram nos EUA, elevando a taxa para 50%, em resposta à implementação de uma tarifa de 25% pela província canadense de Ontário sobre a eletricidade que entra nos EUA.

Os mercados globais estão agitados desde que Trump deu início a medidas tarifárias contra os parceiros comerciais, como Canadá, México e China. Analistas alertam que a escalada das tensões comerciais pode aumentar as pressões inflacionárias e, potencialmente, paralisar o crescimento econômico.

Na segunda-feira, o S&P 500 registrou sua maior queda diária desde 18 de dezembro, eliminando US$ 4 trilhões de seu pico recente.

“Toda vez que sentimos que estamos conseguindo um pouco de ânimo, recebemos uma atualização de Trump sobre mais tarifas, a coisa está ficando feia e vai doer”, disse Dennis Dick, operador da Triple D Trading.

“Os investidores internacionais, diante de toda a incerteza política nos mercados norte-americanos, estão dizendo: ‘Vamos investir em outro lugar’”.

Rolar para cima