As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta terça-feira (11), buscando uma recuperação após as quedas de segunda-feira (10), que foram motivadas por temores de que a política tarifária do governo Trump possa desencadear uma guerra comercial, prejudicando a economia dos EUA e, possivelmente, levando a uma recessão.
Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava uma baixa marginal de 0,09%, situando-se em 545,69 pontos. O único subíndice com desempenho positivo era o do setor automotivo, com alta de 1%, impulsionado pelo balanço da alemã Volkswagen.
A Volkswagen, maior montadora europeia, apresentou um lucro ligeiramente acima do esperado para o quarto trimestre de 2024 e agradou o mercado com suas projeções para o ano corrente. Em Frankfurt, as ações da empresa subiam 2,5%.
Em contrapartida, o setor farmacêutico europeu recuava 1,4%, um dia após a gigante farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk (-2,6% em Copenhague) divulgar os resultados de testes de um novo medicamento para emagrecimento.
Às 6h53 (de Brasília), a Bolsa de Frankfurt apresentava alta de 0,75% e a de Paris avançava 0,52%, enquanto a de Londres caía 0,07%. As bolsas de Milão, Madri e Lisboa registravam ganhos de 0,33%, 0,21% e 0,61%, respectivamente.