Sete pessoas morreram e 10 ficaram feridas após a queda de um avião na costa de Honduras, minutos após decolar da Ilha Roatan, informou o chefe dos bombeiros à mídia local na segunda-feira (17).
A aeronave Jetstream, operada pela companhia aérea hondurenha Lanhsa, transportava 14 passageiros e três tripulantes, segundo o ministro dos transportes do país, que acrescentou que os destroços foram encontrados a cerca de 1 quilômetro da costa da ilha.
De acordo com o manifesto de voo exibido pela mídia local, os passageiros incluíam um cidadão americano, um cidadão francês e dois menores. O avião tinha como destino o aeroporto de La Ceiba, em Honduras.
O Corpo de Bombeiros de Roatan, liderado por Franklin Borjas, e a polícia local detalharam os esforços de resgate em andamento.
O músico Aurelio Martinez Suazo estava entre os mortos, segundo as autoridades de resgate.
Um vídeo divulgado nas redes sociais pela polícia nacional mostrou agentes e outros socorristas carregando sobreviventes para uma área rochosa, alguns em macas, enquanto uma embarcação emitia uma luz forte em meio à escuridão.
A causa do acidente ainda não foi identificada. A companhia aérea não respondeu imediatamente ao pedido de comentários.
Borjas disse à Reuters que os sobreviventes foram transportados para um hospital próximo, e confirmou que o acidente ocorreu logo após a decolagem do avião da ilha.
Roatan, a maior das Ilhas da Baía, próxima à costa hondurenha, é uma atração turística popular, famosa por seus recifes de corais.
O chefe dos bombeiros observou que as condições da região complicaram a busca e o resgate.
“Tem sido difícil acessar o local do acidente porque há 30 metros de pedras e não é possível chegar lá caminhando ou nadando“, disse ele.
“Os mergulhadores que auxiliam no resgate têm visibilidade zero“, acrescentou.