A atividade de serviços da China expandiu ligeiramente em fevereiro, impulsionada por uma recuperação mais rápida da demanda, incluindo pedidos de exportação, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quarta-feira (5), embora a escalada da guerra tarifária entre com os Estados Unidos tenha lançado incertezas sobre as perspectivas.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu de 51,0 em janeiro para 51,4, ficando acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
Isso contrastou com o PMI oficial, que mostrou uma desaceleração da atividade de serviços de 50,3 para 50,0. Considera-se que o PMI da Caixin reflete melhor o desempenho de empresas menores e mais voltadas para a exportação.
A pesquisa mostrou que os proprietários de empresas do setor de serviços observaram uma melhora modesta nas condições operacionais no mês passado, com o volume de novos negócios e os pedidos de exportação continuando a crescer.
Pela primeira vez em três meses, as empresas de serviços aumentaram o nível de emprego, com algumas atribuindo as contratações aos volumes mais altos de novos trabalhos.
Os custos de insumos caíram pela primeira vez desde junho de 2020, em parte devido à queda nos preços de algumas matérias-primas. Isso incentivou os prestadores de serviços a baixar seus preços para estimular a demanda.