A Voepass solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a preservação de seus slots – autorização para pousar e decolar – nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. A agência está analisando o pedido.
A solicitação ocorreu após a suspensão cautelar do Certificado de Operador Aéreo da companhia. A Anac suspendeu as operações da empresa aérea em 11 de março, devido a irregularidades identificadas.
“Diante da suspensão cautelar de seu Certificado de Operador Aéreo, em 11 de março, a empresa apresentou à Anac um pedido para evitar a perda de seus slots nesses aeroportos. A solicitação está em análise na Agência”, informa a nota da Anac.
O governo federal avalia que os slots da Voepass não devem ser distribuídos para outras companhias aéreas neste momento, visto que a suspensão das operações da companhia é cautelar.
Atualmente, a Voepass detém 20 slots diários no Aeroporto de Congonhas e oito slots diários no Aeroporto de Guarulhos, operando com seis aeronaves. Sua operação abrangia 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento.
A suspensão das operações da Voepass permanecerá em vigor até que a companhia regularize as falhas em seus sistemas de gestão, conforme exigido pelos regulamentos do setor.