A Airbus, a Dassault Systèmes e mais de 90 empresas de tecnologia europeias menores e grupos de lobby solicitaram à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a criação de um fundo soberano de infraestrutura para aumentar os investimentos públicos em tecnologias de ponta.
As companhias e os grupos afirmaram que os recentes acontecimentos nos EUA e na União Europeia ressaltaram a urgência de a Europa adotar medidas para manter sua autonomia estratégica em setores-chave.
“A Europa precisa recuperar a iniciativa e se tornar mais independente tecnologicamente em todas as camadas de sua infraestrutura digital crítica, desde a infraestrutura lógica — aplicativos, plataformas, mídia, estruturas e modelos de IA — até a infraestrutura física — chips, computação, armazenamento e conectividade”, disseram eles em carta aberta datada de 14 de março, vista pela Reuters.
“As atuais múltiplas dependências da Europa criam riscos de segurança e confiabilidade, comprometem nossa soberania e prejudicam nosso crescimento”, acrescentaram.
A carta defendeu ainda que um fundo soberano de infraestrutura é essencial para financiar uma meta tão ambiciosa, especialmente nas partes da cadeia de valor que exigem mais capital, como tecnologias quânticas e chips.