Os jogadores Gabriel Castellón e Rodrigo Contreras, do Universidad de Chile, foram denunciados pelo árbitro Cristian Garay por violação de regulamento após a partida contra o Deportes La Serena, pela oitava rodada do Campeonato Nacional, na última quinta-feira (17).
Conforme detalhado pelo árbitro em seu relatório oficial, ao final da partida, ambos os jogadores “permitiram a entrada de menores na zona de exclusão e no campo de jogo”, ação que viola tanto as Regras do Torneio quanto o Manual de Competições vigente.
A situação se enquadra em um rígido protocolo de segurança que proíbe a entrada de pessoas não autorizadas no campo após um jogo – incluindo familiares ou crianças –, exceto em circunstâncias devidamente gerenciadas pelos organizadores do campeonato.
Até o momento, nem o clube nem os jogadores emitiram qualquer declaração pública sobre a reclamação. A ação pode resultar em uma sanção administrativa para Castellón e Contreras, dependendo da avaliação do Tribunal Disciplinar da ANFP (Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile).
A Universidad de Chile está no Grupo A da fase de grupos da Copa Libertadores, ao lado de Estudiantes, Botafogo e Carabobo. O clube ocupa a liderança com 7 pontos.