O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está “ativamente“ avaliando diversas propostas de acordos comerciais, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a repórteres nesta terça-feira (15).
“Temos mais de 15 acordos, documentos colocados sobre a mesa, propostas que estão sendo consideradas ativamente“, afirmou Leavitt.
Leavitt não forneceu detalhes sobre quais propostas de parceiros comerciais estavam sendo consideradas ou o que continham.
“Não quero me antecipar a eles em relação a anúncios“, disse ela. “Como temos afirmado constantemente, mais de 75 países entraram em contato; portanto, há muito trabalho a ser feito.“
Essa declaração ocorre após Trump decretar uma pausa de 90 dias nas tarifas “recíprocas“ que entraram em vigor brevemente na semana passada, afetando dezenas de nações, incluindo aliados e adversários dos EUA.
A pausa foi implementada para ganhar mais tempo para trabalhar na conclusão de mais acordos comerciais, segundo autoridades do governo.
A pausa, no entanto, não afetou a China, cujos produtos estão sujeitos a um imposto mínimo de 145%, com exceção de determinados produtos eletrônicos.