Wall Street cai com tarifas, mas possível paz na Ucrânia suaviza perdas

Wall Street cai com tarifas, mas possível paz na Ucrânia suaviza perdas

As ações dos Estados Unidos fecharam em baixa nesta terça-feira (11), mas reduziram a escala de suas perdas. Combinadas, as ameaças de novas tarifas e as esperanças de um possível acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia alimentaram a volatilidade da sessão.

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 perdeu 42,77 pontos, ou 0,76%, para fechar em 5.571,79 pontos; enquanto o Nasdaq Composite perdeu 33,86 pontos, ou 0,19%, para 17.434,46. O Dow Jones Industrial Average caiu 483,98 pontos, ou 1,16%, para 41.427,73.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que dobraria as tarifas sobre todos os produtos importados de aço e alumínio canadenses para 50%.

A última salva de tarifas aumentou a preocupação dos investidores de que as políticas comerciais de Trump – que incluem tarifas contra Canadá, México e China – podem desencadear uma desaceleração econômica ou causar uma recessão.

Na segunda-feira (10), o S&P 500 registrou sua queda mais significativa em um dia desde 18 de dezembro, eliminando pouco mais de US$ 1,3 trilhão em valor de mercado e impressionantes US$ 4 trilhões de seu pico recente.

“Isso cria apenas angústia e nervosismo no mercado, então você continuará a ter o tipo de reação ‘atire primeiro, pergunte depois’, que é exatamente o que você está tendo”, disse Ken Polcari, estrategista-chefe de mercado da SlateStone Wealth.

Mas as ações ganharam algum impulso depois que os EUA concordaram em retomar a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia imediatamente após as negociações na Arábia Saudita, nas quais Kiev expressou prontidão para aceitar uma proposta dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias em seu conflito com a Rússia, disseram os países em uma declaração conjunta.

Somando-se ao momento positivo, o premiê de Ontário disse que concordou em suspender a sobretaxa de 25% da província canadense sobre as exportações de eletricidade para Michigan, Nova York e Minnesota. Trump disse posteriormente que agora estava pensando em reduzir as tarifas sobre o Canadá.

“O mercado está procurando algo para dar esperança depois da última semana, mas sempre dizemos que é difícil fazer mudanças com base em algo que pode acontecer”, disse Chris Fasciano, estrategista-chefe de mercado da Commonwealth Financial Network.

“Então, até que você tenha uma ideia, seja sobre a Rússia, Ucrânia, ou veja quais serão as tarifas ou quais serão os gastos do governo, é difícil fazer mudanças radicais nos portfólios.”

Rolar para cima