Mercado eleva expectativa de inflação em 2025 para 5,68%, mostra Focus

Mercado eleva expectativa de inflação em 2025 para 5,68%, mostra Focus

Analistas consultados pelo Banco Central revisaram para cima a mediana de suas projeções de inflação para este ano, mantendo as expectativas para o nível dos preços em 2026 e outros indicadores, conforme a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira (10).

O levantamento, que avalia a percepção do mercado sobre indicadores econômicos, apontou que a expectativa para o IPCA é de um aumento de 5,68% ao fim deste ano, acima dos 5,65% da pesquisa anterior. A mediana subiu após os especialistas interromperem, na semana passada, uma sequência de 19 semanas consecutivas de aumentos nas projeções.

Para 2026, a projeção para a inflação brasileira se manteve em 4,40%.

O centro da meta definida pelo Banco Central é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

A pesquisa semanal, realizada com uma centena de economistas, também mostrou a manutenção da expectativa para a taxa básica de juros neste ano e no próximo. A mediana das expectativas para a Selic em 2025 é de 15,00% — a 9ª semana consecutiva com tal previsão —, enquanto para 2026 a projeção é de que a taxa atinja 12,50%.

Sobre o PIB brasileiro, a previsão é de que a economia do país cresça 2,01% neste ano, mesma projeção da semana anterior. Em 2026, a expectativa é de que a expansão seja de 1,70%, o mesmo número do levantamento da semana passada.

O resultado surge após a divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na semana passada, que mostraram que a atividade econômica encerrou 2024 com crescimento de 3,4%, registrando uma expansão menor do que a esperada no quarto trimestre, de 0,2%.

Os investidores também estão atentos aos comentários de membros do governo sobre possíveis medidas para conter a inflação elevada dos alimentos, que o Executivo considera fundamental para controlar a trajetória dos preços.

Rolar para cima