A Arábia Saudita expressou satisfação nesta sexta-feira (7) com a oportunidade de sediar uma reunião entre os Estados Unidos e a Ucrânia na próxima semana. O Ministério das Relações Exteriores saudita reafirmou o compromisso do reino em envidar esforços para ajudar a cessar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou na quinta-feira (6) que planeja visitar a Arábia Saudita na segunda-feira (10) para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed Bin Salman, antes de realizar negociações com autoridades dos EUA no final da semana.
Em uma breve declaração, o Ministério das Relações Exteriores saudita informou que as negociações EUA-Ucrânia acontecerão na cidade de Jeddah, localizada no Mar Vermelho.
“O Ministério das Relações Exteriores reitera os esforços contínuos do reino para alcançar uma paz duradoura que ponha fim à crise ucraniana”, afirmou o comunicado.
Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos EUA, mencionou que está em discussões com a Ucrânia sobre uma estrutura de acordo para encerrar o conflito com a Rússia. Uma reunião com representantes ucranianos está agendada para a próxima semana na Arábia Saudita.
Em fevereiro, Riad foi palco de um encontro entre autoridades dos EUA e da Rússia para discutir maneiras de interromper o conflito na Europa. A ausência da Ucrânia nessas negociações gerou preocupações em Kiev e entre seus aliados europeus.
Zelensky se reuniu com autoridades dos EUA na Casa Branca em 28 de fevereiro.
Na sexta-feira (7), as forças russas danificaram a infraestrutura de energia e gás da Ucrânia em um ataque com mísseis, aumentando a pressão sobre Kiev para aceitar um fim rápido para a guerra.