A vice-consulesa da Colômbia foi baleada durante um tiroteio na avenida Nove de Julho, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (14). Claudia Ortiz Vaca passava pela avenida no momento em que uma tentativa de assalto ocorreu.
A diplomata não era alvo do assalto, mas foi atingida pela bala perdida.
Segundo a Polícia Militar de São Paulo, uma mulher e um taxista foram abordados por dois criminosos em uma motocicleta numa tentativa de assalto. Um policial de folga viu a situação e interveio, começando uma troca de tiros.
Claudia foi encaminhada a um hospital da região e passa por uma intervenção cirúrgica. Seu estado de saúde é considerado estável.
“O Consulado acompanhará a evolução da situação e acompanhará em todos os momentos a vice-cônsul e sua família”, afirmou o Consulado da Colômbia em nota oficial.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que um adolescente foi apreendido por suspeita de envolvimento no crime, mas não foi reconhecido pelas vítimas e não há outros indícios de sua participação no caso, e foi liberado.
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros envolvidos.
Procurado, o Itamaraty lamentou o ocorrido e afirmou que vai prestar todo o apoio possível à senhora Ortiz, a sua família e ao governo colombiano.